Xavante de olho

Rival do Brasil na D tem parcerias na Europa e investe pesado em estrutura

Fundado em 2013, Barra está prestes a inaugurar novo estádio e centro de treinamento; clube de Balneário Camboriú é focado nas categorias de base

Foto: Richard Ferrari - BFC - “Pescador” fez 2 a 1 no Criciúma, quinta-feira, pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Catarinense

Há um estreante em competições nacionais entre os adversários do Brasil no grupo A8 da Série D. Fundado em 2013, o Barra, de Balneário Camboriú, vive curva ascendente. Apesar do foco nas categorias de base, o clube do litoral norte de Santa Catarina chegou às semifinais do Estadual pela segunda temporada consecutiva. Por trás dos bons resultados estão parcerias na Europa e o forte investimento em infraestrutura. 

O “Pescador” integra uma rede internacional de clubes com o Hoffenheim, da elite do futebol alemão, e o Acadêmico de Vizeu, da segunda divisão portuguesa. “As instituições compartilham os mesmos valores e filosofia – trabalho com excelência em todos departamentos, desenvolvimento 360 de seus talentos, clubes engajados socialmente e preocupados com a sustentabilidade”, resume nota oficial no site do Barra. 

“É um clube que tem processos estabelecidos. Seu maior desenvolvimento é a categoria de base, a formação, a promessa de revelar jovens talentos. E o profissional precisa caminhar junto com o projeto para ter mais visibilidade, conseguir colocar essa molecada em nível melhor. O Barra é um clube de formação”, explica ao Diário Popular o gerente de futebol Roger Vignoli

Recentemente, quatro atletas da categoria sub-20 da equipe de Balneário Camboriú fizeram um intercâmbio no Hoffenheim. Outros quatro foram negociados com o Acadêmico de Vizeu. No atual elenco profissional do Pescador, dirigido pelo técnico Eduardo Souza, o zagueiro Gabriel Jesus, de 17 anos, é titular. O lateral-esquerdo DG, 22, também foi formado na base. 

Estádio e CT 

O Barra vai inaugurar ainda este ano um espaço que promete ser referência nacional em infraestrutura. Conforme o repórter Anderson David, do jornal Diarinho, de Itajaí, cidade vizinha de Balneário Camboriú, o investimento para a construção de um estádio e de um centro de treinamento vem de fora do País. 

Às margens da BR-101, o estádio terá capacidade inicial para 5,5 mil torcedores, com possibilidade de chegar a até 15 mil a partir de reformas futuras. Roger Vignoli projeta que o Pescador pode estrear na nova casa na segunda fase da Série D, se avançar aos mata-matas. Por enquanto, o time atua no estádio Dr. Hercílio Luz, o Gigantão das Avenidas, do Marcílio Dias, em Itajaí. 

Já o centro de treinamento, que será anexo ao estádio, busca integrar todos os setores do clube. Haverá quatro campos – dois de grama natural e dois de society –, alojamento para 120 atletas das categorias sub-15, sub-17 e sub-20, refeitório e escola, além de prédio administrativo, academia e departamento médico. 

Resultados em campo 

O Barra subiu para a elite catarinense em 2021, após bater na trave mais de uma vez. Em três temporadas na primeira divisão, já chegou a duas semifinais. Neste ano, após a quinta colocação antes dos mata-matas, conseguiu eliminar o Figueirense nas quartas de final. O time de Eduardo Souza perdeu por 3 a 1, mas devolveu o placar em Florianópolis com direito a gol nos acréscimos e passou nos pênaltis. 

Na partida de ida da semifinal, quinta-feira, o Pescador bateu por 2 a 1 o Criciúma, que disputará a Série A do Brasileirão. O Tigre saiu em vantagem no Gigantão das Avenidas, mas Marcelinho e Wesley Matos viraram o jogo. A partida de volta está marcada para as 16h deste domingo, no Heriberto Hülse, em Criciúma. Avaí e Brusque decidem o outro finalista. 

O atual elenco do Barra tem jogadores conhecidos. O lateral-direito Ricardo Luz e o centroavante Thiago Santos, por exemplo, passaram pelo Brasil. Já os atacantes Adilson Bahia e Alex Henrique vestiram a camisa do Pelotas. O meia Álvaro, formado na base do Atlético Mineiro, e o volante Elton, ex-Inter, também estão no plantel. O ex-goleiro Renan, outro com passagens por Colorado e Lobo, é auxiliar técnico de Eduardo Souza.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Reunião preparatória para o GP Princesa é neste domingo Anterior

Reunião preparatória para o GP Princesa é neste domingo

Pelotas anuncia a contratação do centroavante Rafael Tanque Próximo

Pelotas anuncia a contratação do centroavante Rafael Tanque

Deixe seu comentário